segunda-feira, 28 de março de 2011

Sobre cores.

No começo pintava quadros em preto e branco e,
sempre pensei que fossem as cores que me bastavam.
Traçava retas, curvas, sombras, um lápis sobre um papel,
uma vida carente de cor, bela, mas apagada.
Você me trouxe cores,
o vermelho da paixão e o amarelo do sol, do calor
e meus quadros se tornaram alegres e quentes,
como uma tarde de verão á beira da praia.
Com o vermelho pintei corações,
como aquele que um dia você me desenhou.
Com o amarelo pintei o amanhecer,
quando a luz invadia nosso quarto.
E junto ao branco, que já conhecia,
as tardes sentado olhando para o nada e segurando sua mão.
Como os fatos, em quadros pintei coisas boas
em outros poucos coisas ruins.
Suas cores completavam as minhas e assim foi
por muito tempo.
Mas um dia você disse que não ia me emprestar
mais seus pincéis.
E meus quadros novamente iam ser tristes.
Chorei um bocado, insisti implorei.
Pedi pra você pensar melhor.
Você disse que seus pincéis eram de outro.
Que talvez fosse um pintor com mais talento.
Que não retratava paisagens frias e tranquilas
mas paisagens emocionantes e promessas de mil aventuras.
Também, de tempos em tempos,
tive vontade de experimentar cores novas
e dar a meus quadros outros tons.
Mas seu vermelho, sua paixão, era tão viva.
E seu amarelo tão quente.
E para mim, você estaria na minha aquarela pra sempre.
Decidi que não iria mais pintar.
Sem o vermelho, sem sua paixão...
Sem o amarelo do seu calor.
E andando por aí, numa tarde em que estava só
tropecei em um pincel perdido.
Cerdas manchadas de um verde vivo.
E a sombra e o frio ganhavam grama,
ganhavam árvores e promessas de frutos
e meus quadros agora remetem á esperança.
Meus olhos não mudaram de cor.
E nem deixaram de ver suas cores.
E nem deixei de sentir falta delas.
Apenas meus olhos se abriram para tantas outras cores.
Que agora posso colocar no papel,
que me fazem pintar outras paisagens
e outros sentimentos.
Vou sempre sentir falta de suas cores,
independente de conhecer outras mil.
E os quadros que pintei, em vermelho e amarelo,
acho que serão pra sempre os mais lindos
e os mais valiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário